Não registrar sua marca pode se tornar uma grande dor de cabeça. Afinal, um concorrente pode registrá-la antes de você e tirar seu direito de uso exclusivo do nome em todo o território nacional.
De forma objetiva, quais problemas isso pode acarretar?
1️⃣ Confusão para o consumidor
Ao fazer pesquisas nas mídias sociais, nomes iguais ou semelhantes podem fazer seu público acabar “clicando” na página do concorrente, causando perde direta de vendas.
➡Exemplo: a “Decolando” vendeu milhares de reais em passagens aéreas surfando a onda da “Decolar.com”, mas a Decolar estava bem resguardada! Resultado? Uma séria de penalidades para a Decolando + 50 mil de multa (proporcional ao faturamento feito durante o uso indevido da marca)
2️⃣ Aumento dos custos com marketing
Se outras empresas usam o mesmo nome que o seu, as “keywords” no Google e Meta Ads se tornam mais caras, devido a maior procura dessa palavra-chave no espaço publicitário;
3️⃣ Perda da marca
Caso um concorrente registre sua marca antes, ele pode notificá-lo extrajudicialmente, cobrar indenizações e até entrar com ação judicial para cessar o uso imediato. Isso pode significar perder tudo o que foi investido em identidade visual, redes sociais, site, embalagens, etc.
4️⃣ Reestruturação forçada da empresa
Mudar de marca envolve custos e transtornos como:
➡ Nova logomarca
➡ Novo domínio de site
➡ Alterações em embalagens e materiais
➡ Rebranding
➡ Comunicação com clientes sobre a mudança
💸 O prejuízo financeiro e emocional é gigante.
Reflita: seu tempo, seu dinheiro, anos de trabalho e suor, o legado construído, tudo isso perdido por negligência, pela falta de um documento…
👉 Por isso, agir preventivamente é essencial. Agende uma reunião com um de nossos especialistas e proteja o legado da sua marca!
