Uma marca pode ser protegida de inúmeras formas diferentes, e é exatamente por isso que muitas “marcas registradas” ainda assim sofrem com cópias de concorrentes.
Nesse mundo de registro de marca, existe um sistema chamado Classificação de Nice, que é composto por 45 classes e utilizado em vários países para definir onde cada marca tem direito de usar determinado nome ou símbolo.
Aqui no Brasil, por exemplo, existem algumas marcas que usam o termo “VEJA”: Revista Veja, Veja Multiuso, Tênis Veja, e outras duas que usam o termo “RENNER”: Lojas Renner e Tintas Renner.
Isso é possível, juridicamente falando, porque cada marca está protegida em diferentes classes da Classificação de Nice. Essa regra se aplica para qualquer empresa de qualquer porte, e com você não seria diferente.
Uma construtora, por exemplo, pode ter sua marca copiada por uma imobiliária, ou uma transportadora ser copiada por um aplicativo de mobilidade urbana, e por ai vai.
Além disso, existem 3 formas diferentes de proteger uma marca dentro de cada classe, são elas: formatos nominativo, misto e figurativo.
A Adidas usa as 3 formas, então ela registra em cada classe os 3 formatos em questão, para ampliar a proteção e consequentemente evitar cópias de concorrentes.

OBS: veja a imagem da fachada de uma loja da Adidas num shopping. Em NENHUM lugar aparece o nome da marca, apenas as 3 listras. Caso a empresa optasse por registrar somente o nome, outra empresa poderia registrar o símbolo das 3 listras e forçar a Adidas e parar imediatamente o uso do símbolo original dela em todas as fachadas, estampas, embalagens, etc. Tente mensurar o prejuízo que isso causaria… é gigantesco!

Ou seja: Registrou somente o nome, um concorrente pode usar outro nome, porém com sua identidade visual. Registrou só o logo, seu nome pode ser copiado de forma isolada, em outra identidade visual.
Em resumo, você precisa ter em mente que registro de marca não é burocracia, é estratégia de proteção! Sua marca precisa de um projeto de segurança, até porque existe um legado por trás dela, e consequentemente um valor agregado a essa marca.
Entre em contato com a Encore, que um dos nossos especialistas dará instruções das classes e formatos que sua marca em específico precisa de proteção, para que você possa empreender sem preocupações futuras.